segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

TEMPLO DA MÚSICA - O CIRCO VOADOR



Para quem conhece a história do rock brazuca, sabe que o Circo Voador completa 32 anos em 2014 e que tem uma história fantástica.


Lá surgiram bandas clássicas como Blitz, Barão Vermelho, Kid Abelha, Lobão e os Ronaldos, entre outros. Sua importância transcende a música que, graças aos protestos e irreverência contidos nas letras, era um reflexo do cenário político –vivíamos o fim da ditadura militar, três anos após a Anistia e próximo de um governo civil, após longos e tenebrosos anos.
Originou um movimento, posteriormente chamado de rock dos anos 80 e influenciou as geraçoes seguintes.


Hoje, se já não ostenta mais o jeitão underground (depois da “volta” virou point da classe média alta carioca, um Circo Voador 2.0) e se os irados que passavam por lá já foram 'domesticados' ou tragados pelo sistema há tempos, ainda tem a história ao seu lado.



Demolido em 2002 e surpreendentemente "renascido" em uma nova obra –caso único de uma casa de espetáculos ser reeguida por determinação judicial, dois anos depois –a casa continua lá, como um marco para o cenário artístico brasileiro (por lá passaram orquestras, trupes teatrais, como o Asdrubal trouxe o trombone...), quando ser artista significava ter talento genuíno e não ser apenas fruto de uma golpe de marketing. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário