segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

DICA DE FILME - "De quem é a vida afinal?"




 Richard Dreyfuss é um grande ator. Mas no filme DE QUEM É A VIDA, AFINAL? (Whose life is it,anyway? - de 1981) ele se supera ao interpretar Ken Harrison, um escultor que sofre um acidente gravíssimo de carro e acaba tetraplégico. 



Sem movimentar nada além do pescoço para baixo, ele se dá conta que essa situação é permanente e, conseguinte, sua vida sofrerá um impacto profundo. 

Começa por refletir que seu trabalho acabou (esculpir, nunca mais); a relação com sua noiva também, pois ele não conseguirá manter uma relação plena com ela; que dependerá para o resto da vida de cuidados, e tudo isso é demais pra ele. Ken aciona seu advogado para exigir, nos tribunais,seu direito a 'morrer' em paz, alegando que sua condição é irreversível. É nessa hora que entra em cena o diretor do hospital Dr. Michael Emerson (John Cassavetes) tentando demovê-lo da ideia. 



O filme trata de um assunto pesado (ortotanásia) e questiona quem, efetivamente, tem poder sobre a vida de alguém, sem cair no pieguismo barato, comuns em filmes sobre temas relevantes.

Um filme vigoroso, com uma direção segura e interpretações memoráveis. Receita para um grande filme. A película é rara de se encontrar, mas vale a pena.






Nenhum comentário:

Postar um comentário