quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

COLEÇÃO "CLÁSSICO DOS ANOS 80" - O CLUBE DOS CINCO




  Ícone da geração dos anos 80, O Clube dos Cinco (Breakfast Club,1984) dirigido por John Hughes (que imortalizou seu nome mais por ter bolado a cinessérie Esqueceram de mim, nos anos 90) marcou época e influenciou uma geração.



  Hughes parte de um pressuposto aparentemente simples: cinco jovens(o “atleta” Adrew (Emilio Estevez), o “nerd” Brian (Anthony Michael Hall), o “rebelde” Bender (Judd Nelson), a “estranha” Allison (Ally Sheed) e a “patricinha” Claire (Molly Ringwald)), de castigo em um sábado, na biblioteca da escola são obrigados a conviver e aceitar suas idiossincrasias, mostrando, a princípio, que se escondiam sob máscaras, mas que aos poucos vão percebendo que tem mais em comum do que gostariam de admitir.

A escolha do elenco foi um achado de Hughes, que já havia trabalhado como diretor de Gatinhas e Gatões, com a própria Molly e Michael Hall. O roteiro, direto, sem pieguice, aborda os problemas que os adolescentes sempre tiveram, independente da época.



O desenrolar da trama acontece de forma natural, mostrando o  talento do diretor, que produziu e roteirizou, dando a chance de realizar o projeto do seu jeito.



Com o tema do filme interpretado pelo grupo Simple Minds, Don't you forget about me, hino da geração, a película ganhava mais personalidade.



John Hughes sempre entendeu a mente dos adolescentes da época, tanto que realizou outras produções sobre o tema, como:

* Mulher nota 1000

*A Garota de Rosa Shocking

*Curtindo a Vida Adoidado

Este último, outro momento de destaque da carreira do diretor.

Um filme que vale a pena conferir, independente da idade. A propósito do diretor, Hughes faleceu em 2009, mas seu trabalho nunca será esquecido. Segue o trailer do flme, como amostra.






Clube dos Cinco







Nenhum comentário:

Postar um comentário