sábado, 20 de maio de 2017

POR QUE OS FÃS DA DC SÃO MAIS CHATOS DO QUE OS DA MARVEL?



Note que eu disse chatos, e não exigentes.
  Veja, o projeto da Marvel no cinema já tem praticamente uma década (sem contar X-MEN e HOMEM-ARANHA que surgiram antes na telona, mas ainda fora das mãos da Marvel) e é um sucesso.




  O da DC começou pra valer em 2013 com o HOMEM DE AÇO (se a gente esquecer as bombas LANTERNA VERDE e SUPERMAN RETURNS). Ainda é algo em progresso, mas promissor, copiando o modelo vitorioso da "Casa das Ideias" --na TV os projetos das duas empresas estão mais solidificados, seja na CW, na ABC ou NETFLIX.
  Os fanboys da DC não gostam de ver críticas de maneira alguma. Os da Marvel, mais calejados, aprenderam a rir dos cometários mais rigorosos, afinal, os filmes são um sucesso; até produções ruins como HOMEM DE FERRO 3 e GUARDIÕES DA GALÁXIA 2 (e bota ruins nisso...).   É como se as críticas fossem comprometer o projeto da Distinta Concorrente. E isso parece incomodar. Mas não deveria.
  Fãs da DC (há exceções, é claro) muitas vezes são insuportáveis, pra não dizer inseguros ao extremo. Tanto que chegam ao cúmulo de criticar os próprios...fãs da DC!!
  Os que adoraram a trilogia do BATMAN, de Christopher Nolan são as viúvas do Nolan. Os admiradores do SUPERMAN de Christopher Reeve são viúvas do Reeve; os que curtiam a MULHER MARAVILHA de Lynda Carter, 'ah, esses não entendem nada'. Só lembrando que sem os filmes de Nolan, nada disso seria possível hoje; e que Carter e Reeve ajudaram a imortalizar os seus personagens.
  É o caso do cara que briga com amigos, com a família, com todo mundo. Nada tá bom pra ele, nada pode ser contestado, que seu mundinho adolescente inseguro desaba.




  Para esses alienados, os filmes da Marvel são "coloridos e com humor demais", que é a exata receita das séries da DC na TV --uma pior que a outra, por sinal. Mas colorido e com humor na DC pode.
  Até a Warner reconhece, como visão mercadológica apenas, que inserir cenas pós créditos e um pouco de humor são eficientes. O ESQUADRÃO SUICIDA já é um exemplo disso. Teve um primeiro trailer mais soturno, e os estúdios resolveram inserir mais humor, depois de algumas reações iniciais não muito positivas. A bilheteria mostrou que a decisão estava certa. Mas acabou comprometendo um pouco a participação do CORINGA  de Jared Leto.
  Por mais que os fanboys não gostem, mudanças assim são necessárias e o trailer da LIGA DA JUSTIÇA já dá esse tom. Não é admitir que a Marvel está certa ( não foi ela que inventou esses mecanismos); mas querer que o  projeto dê certo, DÊ GRANA. Os produtores estão certos. E essas decisões estão dando uma cara nova à empresa, com perspectiva de lucros bilionários a cada filme da empreitada. Mas em toda fase de ajuste existe crítica, e aí que os fanboys começam a ver teoria de conspiração em tudo. 
 Se uma produção da Warner/Dc foi mal avaliada "a Disney comprou esses caras" ( a empresa dona da Marvel). Os fanboys são obcecados com o site Omelete do UOL. Cada critica negativa deles sobre um filme da DC, os fãs surtam. Mas não param de acompanhar o site. Masoquismo puro.
  Amigo, as vezes a crítica é merecida, e é com ela que os produtores vão aprendendo. Afinal, está apenas no início. A série PUNHO DE FERRO da Marvel/Netflix foi duramente criticada; e com toda razão. O seriado é um horror. Mas isso serve para as empresas se ajustarem.
  Um típico exemplo da alienação das 'DCezetes' foi o lançamento de BATMAN vs SUPERMAN. A versão inicial, com 2 horas e 30 foi decepcionante e apressada (culpa dos produtores que entregaram quase tudo nos trailers), e até os que esperavam ansiosamente o filme ficaram com gostinho de quero mais. Sobrou para o diretor Zack Snyder. No Twitter houve campanha (deflagrada pelos próprios fãs da DC) de tirá-lo do comando dos filmes da empresa. 




  Mas bastou o lançamento em DVD da versão definitiva de 3 horas para Zack começar a ser chamado de "Snydeus" (fala sério...). Vai entender esses groupies. Uma hora querem a cabeça do cara, na outra montam um altar pro sujeito. Lembrando que ele é um bom diretor, apesar de superestimado. Mas os fãs precisam dele à frente do projeto.




 Os xiitas de plantão patrulham as redes sociais dos atores. O que explica Diane Lane, que interpreta a mãe de Clark Kent, ter que dar satisfações por dizer que a LIGA DA JUSTIÇA não superaria OS VINGADORES. Ou de vigiar os sites que dão notas aos filmes, pra ver se dariam uma nota excelente para o filme MULHER MARAVILHA.
  Nas páginas e grupos no Facebook existe uma verdadeira 'blitzkrieg' com internautas.
  Nos grupos dos fãs da DC, por exemplo de cada 5 postagens, 3 citam a Marvel, numa infantil e insistente comparação, mostrando a necessidade extrema de autoafirmação que essa molecada tem.
  Tenham em mente que a Marvel precisou de quase uma década pra se firmar no mercado. A DC está só começando e tem tudo pra repetir o sucesso da rival, ou até superar. Basta paciência. Se a "Casa das Ideias", sem ter todos seus personagens em mãos conseguiu, a "Distinta Concorrente' também pode. Os verdadeiros fãs de quadrinhos só tem a agradecer.
  




8 comentários:

  1. Que venham ótimos filmes, animações e histórias em quadrinhos, das DUAS produtoras... Acho um saco isso de ficar dividindo.

    ResponderExcluir
  2. WTF... onde e q GUARDIOES DA GALAXIAS 2 foi ruim???? nada a ver

    ResponderExcluir
  3. O artigo é bom, mas guardiões da galaxia 2 ruim foi uma merda no artigo...

    ResponderExcluir
  4. ponha deixa o cara o artigo é dele e eu concordo. que negocio de marvet e dczet que gíria de baitola. pfv só pq fica magoado fica tentando se reafirmar

    ResponderExcluir
  5. Até agora os únicos chatos são marvetes mesmo, nunca conheci fã chato da DC

    ResponderExcluir