quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A HBO é um Canal Diferenciado




A HBO (abreviação de Home Box Office) é um canal de televisão por assinatura norte-americano, de propriedade da Time Warner. Em março de 2011, a sua programação era assistida por 28,2 milhões de assinantes nos Estados Unidos, tornando-se a segunda maior rede premium de canais na América do Norte, atrás apenas da Encore, que tem um público de 32,8 milhões.1 Além dos EUA, a HBO é transmitida para pelo menos 50 países.2

A programação da HBO consiste primariamente na exibição de filmes e séries originais, em conjunto com telefilmes, documentários, atrações esportivas, especiais musicais e comédia de stand-up.

Poucos canais ousam tanto em sua programação como o canal. E se hoje acompanhamos outras emissoras arriscarem mais ems suas respectivas grades, devem a HBo isso. Canais como Starz, AMC, Showtime, etc.

Lógico que, com a ousadia, venho o reconhecimento (recordista absoluta em indicações e prêmios) e a audiência expressiva, diga da tv aberta. Também veio a mania de cancelar ou não renovar algumas de suas produções, devido aos números da Nielsen --o Ibope de lá.

Ainda assim, é um canal incomparável, com produções dignas de gente grande. Revelou inúmeros talentos e fez com que os grandes nome do cinema despertassem interesse em participar de produções televisivas, novamente. Isso era ótimo para o ator, e melhor ainda para o canal, já que dava uma espécie de "selo ISO-9000". 

Entre filmes, minisséries e seriados, a HBO é destaque, e certeza de qualidade. 

Eis alguns títulos:





Sinopse: Tony Soprano tenta ser um bom chefe de família em duas frentes: para sua esposa, filhos e mãe viúva, e como chefão da máfia de Nova Jersey. As pressões do trabalho e família lhe causam ataques de ansiedade, por isso Tony começa a se consultar com uma terapeuta – algo bastante incomum em seu círculo social e que pode acabar por matá-lo. Então, é preciso manter segredo sobre o tratamento.







Sinopse: A série dramática fala sobre o desenvolvimento de uma das mecas da jogatina dos EUA, adaptação para TV do livro Boardwalk Empire: The Birth, High Times and Corruption of Atlantic City.
O protagonista, Nucky Johnson (Steve Buscemi), dirige um esquema de distribuição de bebidas, o que faz seu caminho cruzar com o ícone de Chicago Al Capone (Stephen Graham), entre outras figuras da política e da contravenção dos anos 1920, os tempos da Lei Seca. Paz de la Huerta, Michael Kenneth Williams, Dabney Coleman, Michael Pitt, Gretchen Moll e Kelly Macdonald também estão no elenco.



Criada por Alan Ball, roteirista vencedor do Oscar por “Beleza Americana”, “SIX FEET UNDER” — eleita a Melhor Série Drama de 2002 pelo Globo de Ouro e série vencedora de seis prêmios Emmy — mostra a vida da nada convencional família Fisher, que comanda uma funerária na Califórnia.
Apesar do falecido patriarca Nathaniel Fisher (Richard Jenkins) continuar vivendo nos corações e visões dessa família, muito mudou na casa dos Fisher. O filho mais velho Nate (Peter Krause, “Sports Night”), que acaba de se tornar pai, tenta se ajustar à sua carreira como diretor da funerária, mas enfrenta uma situação médica de vida ou morte e o fim do turbulento romance com sua emocionalmente instável namora- da Brenda (Rachel Griffiths).



Sinopse: “True Blood” é a nova série de Alan Ball, o criador e realizador de “Six Feet Under” e o escritor e produtor do filme vencedor de 5 Óscares “Beleza Americana”. Desta vez Ball irá transportar-nos para uma cidade no Lousiana, que é habitada por vampiros, graças aos japoneses que inventaram uma espécie de sangue sintético, eles não terão aquele trabalho habitual de andar atrás das vítimas e morder o pescoço para se alimentarem. Graças ao sangue sintético começam a aparecer cada vez mais vampiros que até então não se assumiam. 



You Don't Know Jack (br:Você Não conhece o Jack) é um telefilme norte-americano lançado em 24 de abril de 2010, dirigido por Barry Levinson.O telefilme trata da luta do Dr. Jack Kevorkian em defesa da eutanásia assistida por um médico. Ele coordenava pacientes que sofriam de extrema dor ou em estado terminal a cometerem suicídio, por meio de metodologia engendrada por ele.



OZ é uma série de TV que retrata a vida por detrás dos muros de uma prisão de segurança máxima chamada “Oswald State Correctional Facility”, apelidada pelos detentos de OZ, onde existe um nível quatro denominado “Emerald City” (na obra “O mágico de Oz” o mágico residia num local com esse nome). A prisão a tensão é constante e as violências são geradas por várias facções e grupo étnicos que ali se encontram todos juntos.
Lá dentro todo cuidado é pouco, pois é palco de rebelião, disputas internas e territoriais entre os detentos, causando medo e terror aos que comandam e também para os próprios detentos. 



A minissérie é um épico sobre um dos grandes fundadores dos Estados Unidos, John Adams, e narra, em sete episódios, os principais episódios de sua vida. John Adams foi o primeiro vice-presidente e o segundo presidente do país e sua reverência pela lei e compromisso pela liberdade de cada indivíduo influenciaram profundamente os valores sobre os quais os Estados Unidos foram fundados. A minissérie também explora seu casamento de 54 anos com Abigail (interpretada por Laura Linney), um relacionamento visto como um dos mais comovedores da história norte-americana. Baseada no livro homônimo de David McCullough, a produção da HBO já ganhou 13 Emmys, incluindo o prêmio de melhor minissérie, melhor ator (Paul Giamatti), melhor atriz (Laura Linney) e melhor ator coadjuvante (Tom Wilkinson)






Sinopse: Se você é daqueles que adora uma boa série policial, não pode deixar de assistir “The Wire” (A Escuta). Um drama policial instigante que mostra a realidade das ruas de Baltimore sem eufemismos, apenas a verdade nua e crua. Gangues, drogas, violência, sobrevivência, corrupção, política e bons policias tentando manter a ordem de tudo isso.
“A Escuta” durou 5 anos, de 2002 a março de 2008, e neste período só recebeu elogios da crítica americana. Segundo os críticos, “The Wire/A Escuta” foi uma das melhores séries televisivas de todos os tempos. O canal HBO, foi o produtor da série nos EUA.




Sinopse: Treme, do mesmo criador de The Wire, é uma crônica da vida de alguns dos habitantes de Nova Orleans pós-Furação Katrina, enfocando os seus esforços de reconstrução das suas vidas, lares e da cultura singular da cidade. O nome da série é uma ode ao bairro onde, crê-se, o jazz se originou.




Sinopse: Adaptada por David Benioff e Dan Weiss, a primeira temporada, com dez episódios encomendados, terá como base o livro “Game of Thrones”. Game of Thrones se passa em Westeros, uma terra reminiscente da Europa Medieval, onde as estações duram por anos ou até mesmo décadas. A história gira em torno de uma batalha entre os Sete Reinos, onde duas famílias dominantes estão lutando pelo controle do Trono de Ferro, cuja posse assegura a sobrevivência durante o inverno de 40 anos que está por vir.
A série é encabeçada por Lena Headey, Sean Bean e Mark Addy. Bean interpreta Eddard “Ned” Stark, Lorde de Winterfell, um homem conhecido pelo seu senso de honra e justiça que se torna o principal conselheiro do Rei Robert.




Sinopse: Carrie Bradshaw trabalha como colunista de um jornal onde relata histórias sobre relações interpessoais e sexuais. Carrie vive em Manhattan, Nova Iorque. Conta sempre com as suas três amigas: Samantha Jones, a típica loura fatal que trabalha como relações-públicas e está sempre atrás de um bom partido sem compromissos; Charlotte York, que trabalha numa galeria de artes, e é a romântica e sensível que busca sempre longos relacionamentos, embora nunca consiga ter um; e Miranda Hobbes, advogada, racional, e a mais prática de suas amigas, sempre sabendo o que quer da vida (ou quase isso).




Carnivàle é uma série de televisão norte-americana que se passa durante a Grande Depressão e o Dust Bowl. Ao traçar as vidas de dois grupos diferentes de pessoas, sua história abrangente mostra a batalha entre o bem e o mal e a disputa entre o livre-arbítrio e destino; o enredo mistura a teologia cristã com conhecimentos gnósticos e maçônicos, particularmente os Cavaleiros Templários. A série foi filmada em Santa Clarita e em outras localidades do sul da Califórnia.
Carnivàle foi produzida pela HBO e durou duas temporadas que foram exibidas entre 7 de setembro de 2003 e 27 de março de 2005. O programa foi criada por Daniel Knauf, que trabalhou como produtor executivo junto com Howard Klein e Ronald D. Moore. A música foi composta por Jeff Beal. Nick Stahl e Clancy Brown estrelavam a série como Ben Hawkings e Irmão Justin Crowe, respectivamente.
A crítica elogiou Carnivàle, porém questionou a abordagem e a execução da história. Seu primeiro episódio estabeleceu um novo recorde de audiência para um programa original da HBO,1 porém a série não conseguiu manter sua audiência durante a segunda temporada. Carnivàle foi cancelada após 24 episódios, cortando quatro de suas seis temporadas previstas. O programa venceu 5 Primetime Emmy Awards, recebendo outras 10 indicações.




Sinopse: “The Pacific”, é a até o momento a série televisiva mais cara da história, com um orçamento de US$ 200 milhões e com a presença de Steven Spielberg e Tom Hanks como produtores executivos.
Trata-se de uma minissérie de dez capítulos e cerca de 600 minutos de duração que reconstitui a memória pessoal de três marines americanos (R.V. Burgin, Sydney Phillips e Chuck Tatum) durante o conflito entre EUA e Japão no litoral do Pacífico em plena Segunda Guerra Mundial.




Sinopse: Quatrocentos anos depois da formação da República, Roma é a cidade mais abastada do mundo, uma metrópole cosmopolita com um milhão de habitantes, o epicentro de um imenso império. Os valores sobre os quais a República foi fundada – a partilha do poder e uma feroz competitividade entre indivíduos – impediram que um só homem pudesse tomar o poder absoluto. Mas agora, a corrupção e os excessos conseguiram corroer os mais nobres princípios. Após oito anos de guerra, os soldados Lucius Vorenus e Titus Pullo são envolvidos, contra a sua vontade, nos movimentados eventos históricos da Roma Antiga. Uma série dramática sobre o amor e a traição, escravos e os seus mestres, maridos e mulheres, ROME retrata uma era turbulenta, duarante a qual se assistiu à morte de uma República e ao nascimento de um Império.




Sinopse: Bill Henrickson (Bill Paxton) é um polígamo contemporâneo que vive no subúrbio de Salt Lake City no estado de Utah, Estados Unidos, com três esposas, sete filhos e uma avalanche de responsabilidades.
Dono de uma promissora cadeia de lojas de artigos para casa, Bill luta para manter o equilíbrio entre as necessidades financeiras e emocionais de suas esposas e ainda manter em segredo seu estilo de vida, uma vez que a poligamia foi proibida pela Igreja Mórmon há mais de um século.
Barb, Nicki e Margene (Jeanne Tripplehorn, Chloë Sevigny e Ginnifer Goodwin) vivem em casas contíguas e compartilham a vida familiar ao mesmo tempo que, convenientemente, tratam de atender suas necessidades individuais.
Tom Hanks e Gary Goetzman, através de sua produtora Playtone, encabeçam a produção executiva desta original e polêmica, mas sobretudo real, história que somente a HBO se atreve a revelar.




Sinopse: “Bored to Death” é uma produção da Dakota Picutres, com distribuição da HBO. Foi criada por Jonathan Ames, que será o produtor executivo, e estrelada por Jason Swartzmen. Também no elenco estão Ted Danson, visto recentemente em “Damages”, e Zach Galifianakis, de “Tru Calling”. Além de Kristen Wiig e Parker Posey.
A comédia gira em torno de Jonathan, um escritor de trinta e poucos, alcoólatra, que se torna um detetive particular. Apaixonado pelos romances escrito por Raymond Chandler e Dashiel Hammett, Jonathan tentará à sua maneira, mas sem grandes resultados. A premissa lembra um pouco a série “Dupla Genial” estrelada por Jeff Goldblum nos anos 80.



Um psicanalista, cinco casos, uma sessão por noite. Baseada em uma série de sucesso da TV israelense, “Em Terapia” foi exibida em 43 episódios na HBO americana, de janeiro a março deste ano. Produzida pelo ator Mark Whalberg (Planeta dos Macacos, Os Infiltrados), teve muitos de seus episódios escritos e dirigidos por Rodrigo García, filho do escritor Gabriel García Márquez e diretor do filme “Coisas que Você pode Saber Só de Olhar para Ela”, com Glenn Close e Cameron Diaz.



Sinopse: Ben Cedars, um produtor musical que vive à beira de um ataque de nervos; Kenny, um policial que vive com Bebe, uma atriz que se torna policial após fazer um laboratório de preparação de um personagem. Christine que passa por dificuldades financeiras quando seu marido Peter, um investidor do mercado imobiliário, perde dinheiro. Brian Tee é Eddie, um ex-membro de gangue; Jocko Sims, como Anthony, motorista de Ben; Luis Chavez, como Cesar, um imigrante ilegal da Guatemala; Moran Atias como Inez e Nick Tarabay como Axel, um detetive que mantém um relacionamento com outro policial. Cada um deles sofre a pressão, o estresse, as vantagens e as desvantagens de se viver em uma cidade como Los Angeles..




A série Entourage é um original da HBO criado por Doug Ellin que retrata a vida de Vincent Chase (uma estrela de cinema em ascenção) e dos seus amigos de infância do Queens (New York) enquanto eles percorrem o pouco familiar terreno de Hollywood (Califórnia).
No elenco estão os actores Adrian Grenier, Jerry Ferrara, Kevin Dillon e Jeremy Piven (Cupid), que foi indicado ao Golden Globe de melhor actor coadjuvante em comédia pela série.
Ellin, Mark Wahlberg e Stephen Levinson são os produtores executives da série, sendo a permissa da mesma baseada na experiência de Wahlberg enquanto estrela de cinema em ascenção.





“Generation Kill” segue os Fuzileiros Navais americanos do 1º Batalhão de Reconhecimento em seus primeiros 40 dias na Guerra do Iraque, como os primeiros militares americanos a invadir Bagdá. Essa minissérie de sete capítulos traz a história verdadeira de jovens fuzileiros durante a invasão americana, enquanto eles lutam contra a falta de equipamentos, a incompetência dos comandantes, sempre levando a cabo as regras de combate e uma estratégia não muito clara.


“Generation Kill” é baseado no livro premiado de Evan Wright, que atuou como jornalista acompanhando o Primeiro Batalhão de Reconhecimento e originalmente reportou a história em uma série de artigos para a Rolling Stone.





Sinopse: A idéia para Band Of Brothers surgiu após Tom Hanks e Steven Spielberg terem filmado O Resgate do Soldado Ryan (1998).
Os dois tinham projetos para novas produções sobre a Segunda Guerra Mundial e decidiram trabalhar juntos novamente em Band Of Brothers, minissérie em 10 capítulos inspirada no livro homônimo de Stephen E. Ambrose.
O resultado foi uma superprodução de US$ 120 milhões – a mais cara da história da TV.







Criada por Armando Iannucci e Simon Blackwell, responsáveis pela ótima The Tick of It, sitcom política britânica que gerou uma versão cinematográfica com o filme The Loop, a série apresenta Julia Louis Dreyfus como Selina Meyer, uma senadora que se torna Vice Presidente dos EUA. Mas, ao assumir o cargo, ela descobre que não estava nem um pouco preparada para a função. No elenco também estão Anna Chlumsky (Lights Out), Tony Hale (Arrested Development), Matt Walsh, Reid Scott (The Big C), Jennifer McCormick, Chad Tyler e Tim Simons.








Chloë Sevigny (Big Love) interpreta Mia, uma assassina de aluguel que descobre que teve um filho quando ainda era homem. Sim, Mia é uma transexual que está prestes a realizar a sua cirurgia de mudança de sexo. A mãe da criança, uma antiga namorada, faleceu deixando para ela a guarda da criança, bem como de seus outros filhos.
Co-produção da Sky Atlantic com a HBO, Hit and Miss foi criada por Paul Abbott (Shameless), com roteiro de Sean Conway.







Na trama, a visão empresarial da executiva Leona Lansing (Jane Fonda), CEO da empresa dona do canal de notícias por assinatura UBS, se chocará com os ideais dos profissionais que fazem o noticiário, a começar pelo âncora Will McCallister (Jeff Daniels). O elenco também conta com Emily Mortimer como a produtora Mackenzie MacHale e Sam Waterston como o presidente da emissora Charlie Skinner. Alison Pill (Meia-Noite em Paris), John Gallagher Jr. (Do Jeito que Ela É), Olivia Munn (Perfect Couples), Dev Patel (Quem Quer Ser Um Milionário?) e Thomas Sadoski (O Otário) completam a equipe.

e as co-produções:






Sinopse: A antiga prisão de mulheres da Cidade do México está a ponto de explodir e dois projetos de reforma estão em discussão no senado. Em meio a três tragédias, a juíza Teresa Lagos enfrenta seu destino de redentora em um novo presídio: Capadócia.
Com investimento estrondoso de US$ 100 milhões, valor estimado pelo mercado, mas não confirmado pelos produtores, o HBO lançou, em toda a América Latina, o seriado “Capadócia”. Filmada integralmente na Cidade do México em 16 mm, o que lhe confere qualidade cinematográfica.
A minissérie enfoca um tema tão espinhoso que foram necessários cinco anos de negociação com as autoridades mexicanas até se conseguir autorização para as filmagens. 



Mandrake é uma série de televisão brasileira produzida pelo canal HBO Brasil em parceria com a Conspiração Filmes, com um orçamento de 6,5 milhões de dólares, e lançada pela HBO em 30 de Outubro de 2005, às 23h00.
A série foi baseada nos livros A Grande Arte e Mandrake, a Bíblia e a Bengala, ambos de Rubem Fonseca, e é escrita por José Henrique Fonseca, Felipe Braga e Tony Belloto.
Em 2007, a HBO exibiu novos episódios, que completam a primeira temporada da série .
Em Portugal a série estreou no canal FOX Crime em Outubro de 2009 e na RTP2 a 20 de Abril de 2010.








Um comentário:

  1. Eles têm sido muito atraente série global e HBO Latino é sempre boas propostas que não só entreter, mas também conseguem cativar o espectador.

    ResponderExcluir