terça-feira, 5 de novembro de 2013

O Rock Também é das Mulheres (Principalmente)




Pra muitos, o rock é essencialmente coisa de "homem". Besteira. As mulheres fazem parte do gênero que ajudou a moldar o século XX (até os dias de hoje), e sempre com estilo.

Há uma infinidade de grupos formados apenas com mulheres; e outros tantos que tem apenas algumas integrantes femininas. E também, as que se destacaram na carreira solo.

                                                  (foto - Blog  Klitoris Freakshow)


Do tradicional ao punk, temos várias artistas que ajudaram a chacoalhar as estruturas da sociedade conservadora.

Alguns exemplos (tanto nacional, quanto internacional):



AS MERCENÁRIAS - Prmeiro grupo de punk nacional, as meninas iradas da banda tiveram uma carreira curta, mas visceral. Marcante em seu protesto e sua postura. Havia também a presença de um certo Edgard Scandurra na batera. O cara rodou várias bandas, até se estabelecer no Ira!







SHOCKING BLUE -  Começou a partir da ideia do guitarrista Robbie van Leeuwen em 1967, a banda começou com o baterista Cor van der Beek, o baixista Klaassje van der Wal e o cantor Fred de Wilde. A banda gravou em 1968 um disco homônimo que fez sucesso moderado na Holanda, assim como a canção "Lucy Brown is Back in Town". Mas um tempo mais tarde, o empresário foi até uma festa estava sendo animada pela banda Bumble Bee, lá ele conheceu Mariska Veres que logo depois com o contrato dos produtores do SB virou a vocalista.
A partir dos anos 70 eles fizeram sucesso na Holanda e nos Estados Unidos e em toda parte do mundo com o single Venus, com a voz rouca, forte, a maquiagem e as roupas de Mariska confudiam muita gente se perguntando se a cantora era homem ou mulher. A música rendeu a banda popularidade e dinheiro, com mais de 5 milhões de cópias vendidas no mundo.









The Plasmatics foram uma banda de punk rock americana. A banda foi um grupo controvertido conhecido para demonstrações vivas e selvagens que quebraram inúmeras tradições como a parte de um assalto na cultura popular americana. Sua vocalista, Wendy O. Williams, foi responsável por introduzir o corte de cabelo estilo Moicano na cena punk rock americana.







THE LIVERBIRDS - Banda de Liverpool, dos anos 60, que teve a honra de abrir shows dos Beatles. Provavelmente a primeira girl band de renome. Pena que o quarteto durou pouco mais de cinco anos.








PLEASURE SEEKERS - Banda de garagem formada em Detroit nos anos 60.Com o hit Reach Out alcançou os primeiros lugares nas rádios americanas. Também revelou a baixista Suzi Quatro que, na carreira solo, também faria sucesso nos anos vindouros.







FUNNY - Banda do início dos anos 70, com um estilo mais hard rock e com uma guitarrista de mão cheia. O quarteto americano durou entre 1969 - 1974.






GO GO'S - Também conhecido como Go Go Girls, durou pouco tempo e viveu a maior parte da carreira desse hit (Head over Heels), do disco Talk Show. Era a cara da New Wave, estilo típico dos anos 80.
Seu ápice foi a apresentação no Rock in Rio, em 1985.






THE RUNAWAYS - Revelou a vocalista Cherie Currie. Banda americana que durou entre 1975-79, teve ótimos momentos (inclusive com turnês pela Europa e Japão), até que por divergências, a cantora deixou o grupo e Joan Jett assumiu os vocais.








SEMPRE LIVRE - foi uma banda brasileira de música pop criada no Rio de Janeiro, formada só por mulheres. O nome do grupo fazia menção a uma marca famosa de absorventes femininos. Em 1984, lançaram o primeiro disco, produzido por Ruban (mesmo produtor do grupo As Frenéticas). O maior sucesso foi a música "Eu sou free", parceria de Ruban com Patrícia Travassos. O grupo se desfez em 1986, mas voltou cinco anos depois com o disco "Vícios de Cidade" e uma formação que, da original, só mantinha a baterista. A formação com a vocalista Dulce Quental é a melhor. Ela, inclusive, seguiu carreira solo, relativamente bem sucedida.






SUZY QUATRO - O primeiro single de Suzi, "Rolling Stone", não alcançou popularidade exceto em Portugal, onde chegou ao topo das paradas. Seu segundo single "Can the Can"(1973) foi um hit número um em todo Europa e Austrália, e foi seguido por mais três sucessos: "48 Crash"(1973), "Daytona Demon "(1973), e "Devil Gate Drive" (1974), todos pela RAK Records3 .
Essas gravações, no entanto, encontraram pouco sucesso em sua terra natal, EUA, apesar das turnês em meados dos anos 1970 e do apoio de Alice Cooper. Além disso, exceto na Austrália, a popularidade de Quatro e seu glam rock diminuiu a partir de 1975. Nesse ínterim, ela conseguiu alguns papeis de sucesso como atriz.






L7 - foi uma banda estadunidense de rock formada em 1985 por Donita Sparks e Suzi Gardner em Los Angeles. Posteriormente se juntaram ao grupo Jennifer Finch e Dee Plakas. A banda aparentemente se desfez em 2000, mas seu fim não foi declarado oficialmente.
O nome (L7) deriva de uma gíria nos Estados Unidos para "quadrado" (que seria a forma resultante de se colocar um "L" formado pelo dedo indicador e polegar esquerdos com um "7" formado pelos dedos polegar e indicadores direitos).






STONE THE CROWS -  foi uma banda formada em Glasgow em 1969. O nome da banda é uma gíria escocesa que significa "para o inferno com isso". O destaque é a vocalista Maggie Bell. Seu timbre de voz é o mais próximo de Janis Joplin, de todas as cantoras de rock da história. E isso não é pouco.






PATTI SMITH -  é uma poetisa, cantora e musicista norte-americana. Ela tornou-se proeminente durante o movimento punk com seu álbum de estréia, Horses em 1975. Conhecida como "poetisa do punk", ela trouxe um lado feminista e intelectual à música punk e tornou-se uma das mulheres mais influentes do rock and roll.






GIRLSCHOOL - O Girlschool é uma banda de heavy metal formada apenas por mulheres (Kim McAuliffe, Denise Dufort, Enid Willians e Kelly Johnson), assim como The Runaways que no começo tiveram muito apoio do pessoal do Motörhead; saíram juntos em turnês, inclusive. Seu som era um heavy metal bem básico, raivoso, com muita energia. Os discos Demolition e Hit And Run são a prova disso. Também fizeram covers de músicas famosas como "Tush" do ZZ Top e "Do You Love Me" do Kiss, chegando a fazer participação com Gary Glitter na música "I'm the Leader".
A formação atual conta com Jackie Chambers no lugar de Kelly Johnson, falecida em 15/07/2007, desde 2003. Pela banda já passaram também a guitarrista Cris Bonacci, as baixistas Gil Weston, Tracey Lamb e Jackie Carrera, e a vocalista Jackie Bodimead.






THE SHANGRI-LAS - Girls band do início dos anos 60, que acabou de maneira melancólica em 1969. Formado em Nova York, contava com duas irmãs gêmeas chamadas Marie e Margie, e outras duas irmãs (não gêmeas) chamadas Betty e Mary. Os temas das músicas eram sobre amor, dor de cotovelo e decepção, mas nem um pouco piegas.







THE PRETENDERS - é uma banda de rock do Reino Unido. A banda original era formada pela vocalista e guitarrista Chrissie Hynde, o guitarrista James Honeyman-Scott, o baixista Pete Farndon, e Martin Chambers.
O grupo formou-se na Inglaterra no final da década de 70, pela vocalista Chrissie Hynde, uma norte-americana que já havia participado dos grupos: Jack Rabbit, nos EEUU e Gallie, na França. Os outros integrantes eram Pete Farndon (baixo) , James Honeyman-Scott (vocais, teclados, guitarra) e Martin Chambers (bateria).







THE BANGLES - é uma girl band estado-unidense de rock composta somente por mulheres, seguindo a linha traçada pelas The Go-Go's no início dos anos 1980. Formada em Los Angeles, Califórnia em 1981 como The Supersonic Bangs, teve o nome posteriormente comprimido para The Bangs. Foram novamente forçadas a mudar seu nome para The Bangles por causa de uma banda de Nova Jersey com o nome The Bangs. Foram uma das bandas mais bem sucedidas e rentáveis da década de 80, tendo vendido milhares de álbuns em todo o mundo1 , lançado vários singles bem sucedidos e sendo multiplamente premiadas por diversas instituições musicais durante toda sua carreira. Suas músicas mais conhecidas são Eternal Flame, do álbum Everything (1988), Walk Like An Egyptian, do álbum Different Light (1986), Going Down To Liverpool e Heros Takes A Fall, ambas do álbum All Over The Place (1984).






EVANESCENCE - é uma banda americana de rock formada em 1995 na cidade de Little Rock pela vocalista e pianista Amy Lee, e o guitarrista Ben Moody.3 Atualmente o grupo possui cinco integrantes, sendo que Moody não participa mais da banda.
O Evanescence era popular na região de Little Rock, se consolidando na cena musical da cidade no final da década de 1990 com os EPs: Evanescence (1998) e Sound Asleep (1999), além do álbum demo Origin, gravado em 2000.4 5 Porém foi apenas com o álbum de 2003, Fallen, que a banda ganhou reconhecimento internacional e vendeu mais de 17 milhões de cópias em todo o mundo, recebendo sete vezes disco de platina pela RIAA nos Estados Unidos.6 O single "Bring Me to Life" permaneceu por semanas no topo das paradas musicais, tornando-se o maior sucesso da banda até então.7 Tamanho triunfo permitiu o grupo realizar diversas turnês ao redor do planeta nos anos posteriores, e gerou o lançamento do álbum ao vivo Anywhere but Home em 2004.







MARIANNE FAITHFULL - Começou sua carreira em 1964 com "As Tears Go By", canção composta por ela, Mick Jagger e Keith Richards. Ela então lançou uma série de compactos bem-sucedidos, incluindo "This Little Bird", "Summer Nights" e "Sister Morphine". Em 1967 foi convidada pelos Beatles para participar do coro da música All You Need Is Love, na primeira transmissão mundial de televisão via satélite, juntamente com outros artistas como Mick Jagger, Keith Moon, Eric Clapton e Graham Nash.1 Em 1969, ela interpretou Ofélia na adaptação cinematográfica de Hamlet de Nicol Williamson.2
Depois de se separar de Jagger, Faithfull parou de gravar durante um tempo e tornou-se viciada em drogas.2 Ela mudou-se para Dublin nos anos 70, obtendo algum sucesso com o álbum Dreaming my Dreams, disco que ela não gosta muito hoje em dia. Faithfull retornaria com força total em 1979 com Broken English, álbum aclamado pela crítica mas que não vendeu muito nos grandes mercados musicais. O mesmo aconteceu com Strange Weather (1987), considerado um de seus melhores trabalhos.






BLONDIE - Deborah Ann Harry, nasceu em 1 de Julho de 1945, em Miami, Florida. Seu primeiro trabalho como cantora, foi como backing vocal da banda folk "The Wind in the Willows" em 1968. No inicio dos anos 70 entrou para um grupo teatral nova-iorquino, "The Stilettoes", que misturava elementos musicais, com teatrais e dança. Foi mais ou menos nesta época que ela conheceria seu parceiro de quase toda vida, Chris Stein. O Stilettoes passaram a tocar no berço do movimento Punk, o bar CBGB's, (Country, Bluegrass and Blues).
Incentivados pelo baterista Clem Burke, convidaram o baixista Gary Valentine a se juntar ao grupo. Para acrescentar um pouco mais de pop na música já punk da cena do CBGB´s, eles passaram a contar com os teclados de Jimmy Desntri. A banda conseguiu um contrato para produção de 2 singles, "X-Offender" e "In the Flesh". Apesar de não se tornar um sucesso, eles conseguiram um contrato para um álbum, com a companhia "Private Stock". Após trabalharem duro, o álbum finalmente saiu em Janeiro de 1977, com o título homônimo de "Blondie".






STEVIE NICKS -  a história dela começa nos anos 70, no Fletwood Mac. Com a banda passando por mal momento, houve uma sonora reformulação. Lindsay Buckingham se associou ao grupo e, com nova formação (Chistine McVie nos vocais e teclados, Mick Fleetwood na bateria, John McVie no baixo, Stevie Nicks nos vocais e Lindsey Buckigham na guitarra), o grupo voltou a ocupar seu lugar nas paradas de sucesso e a ganhar discos de ouro e platina. Stevie Nicks tem uma carreira solo, com vários álbuns lançados.







BANANARAMA - é um grupo musical pop da Inglaterra de muito sucesso nos anos 1980 com êxitos como Help! e Venus. No início da década de 1980 forma-se o grupo Bananarama como um trio, com Siobhan Fahey, Keren Woodward e Sara Dallin, obtendo muito sucesso entre 1982 e 1989. Em 1988, Siobhan Fahey descontente com o percurso que a banda estava a tomar, sai do grupo e forma com Marcella Detroit a banda Shakespears Sister. Siobhan é substituída por Jacquie O'Sullivan, mas apenas até 1991. Desde aí, a banda mantém-se como duo com Sara Dallin e Keren Woodward.









PITTY - é uma cantora brasileira de rock. Já passou por duas bandas antigas, Inkoma e Shes, e em 2003, com nova banda (Pitty), a cantora adotou definitivamente seu nome artístico. Vendeu mais de quinze milhões de cópias na carreira, sendo uma das bandas de rock que mais venderam nos anos 2000. Pitty, foi eleita a cantora de rock mais sexy e bonita da América Latina e no Brasil, e, ainda a 35º vocalista de rock mais sexy do mundo em 2010.
Atualmente, Pitty está apresentando seu novo projeto paralelo, Agridoce, junto com o guitarrista da sua banda, Martin Mendonça. A cantora definiu que a banda continuará a seguir normalmente, apesar de Agridoce ser um projeto paralelo distinto de sua banda de rock, e já afirmou que são ritmos diferentes; o gênero do agridoce é um pouco indefinido,e no ano de 2013 o projeto sera encerrado retomando as atividades de sua banda principal.








RITA LEE - Dispensa maiores apresentações....






NINA HAGEN - (nascida Catharina Hagen no dia 11 de março de 1955, na cidade de Berlim, Alemanha), é uma cantora alemã de grande sucesso internacional, especialmente por suas atuações e por suas extravagâncias vocais.
Apesar de ser uma renomada roqueira representante da música popular, anteriormente, ela recebeu treinamento vocal formal como cantora de ópera (o que transparece, por exemplo, em sua interpretação de New York, New York).







JANIS JOPLIN - A história do rock (e do blues) não seria a mesma sem ela. Janis Lynn Joplin (Port Arthur, 19 de janeiro de 1943 – Los Angeles, 4 de outubro de 1970) foi uma cantora e compositora estadunidense. Tornou-se conhecida no final dos anos 60 como vocalista da banda Big Brother and the Holding Company, e posteriormente como artista solo.Cultivando uma atitude rebelde, Joplin se vestia como os poetas da geração beat, mudou-se do Texas para San Francisco em 1963, morou em North Beach, e trabalhou como cantora folk. Por volta desta época seu uso de drogas começou a aumentar, incluindo a heroína. Janis sempre bebeu muito em toda a sua carreira, e sua preferida era a bebida Southern Comfort. O uso de drogas chegou a ser mais importante para ela do que cantar, e chegou a arruinar sua saúde.Janis formou um grupo chamado Kozmic Blues Band, que a acompanhou em I Got Dem Ol’ Kozmic Blues Again Mama! (1969). O grupo se separou, e Joplin formou então o Full Tilt Boogie Band. O resultado foi o álbum Pearl (1971), lançado após sua morte, e que teve como destaque as músicas “Me and Bobby McGee” (de Kris Kristofferson), e “Mercedes-Benz”, escrita pelo poeta beatnik Michael McClure.




A lista é longa. Desculpem-me caso esqueci alguém. Mas fica difícil enumerar todas as nossas meninas rock& roll.

 Sem elas o rock não teria a mesma graça. Longa vida às nossas roqueiras!



Acompanhe também:

Pra Quem Tinha Dúvidas SE a Rita Lee Sempre foi Roqueira...

Clássicos de Bandas que Você nem Conhecia...







Nenhum comentário:

Postar um comentário