terça-feira, 15 de outubro de 2013

TEMAS DE FILMES QUE SÃO INESQUECÍVEIS




Alguns temas de filmes se eternizaram. Muitos chegam a transcender a própria película. Melodias inesquecíveis, ritmos contagiantes que marcaram e fizeram daquela produção específica especial. Eis algumas:







HIGHLANDER - O tema do filme Guerreiro Imortal é um caso à parte. Se a produção é bem legal, em ritmo de videoclip (e só), gerando continuações equivocadas e um seriado sem nexo, as músicas compostas por Freddie Mercury e cia se destacam, e muito. Vale lembrar que não é a primeira vez que o Queen salva um filme. Com Flash Gordon foi a mesma coisa: um filme fraco, com uma trilha vigorosa.






LA BAMBA -  A vida de Ritchie Valens foi retratada nesse filme de 1987. O elenco estava ok, uma direção mediana, mas as músicas são o diferencial. E ficaram ainda melhores na regravação de Los Lobos. Cá entre nós, a voz original de Ritchie era um pouco chatinha. Mas as suas composições eram ótimas.







FOOTLOOSE - No auge da New Wave essa produção de 1984 resolveu pegar onda no movimento. Se a história previsível, ainda que agradável de assistir, não seja o destaque, o tema do filme é, disparado, o grande momento. Kenny Logins se especializou em temas hollywoodianos e enriqueceu com isso. Essa, é contagiante.






DIRTY DANCING - Ganhadora do Oscar do ano de 1987, creditado como um dos filmes mais vistos de todos os tempos. Como todo romance tem um lado previsível, mas assistir se torna irresistível, se você se deixar levar. A canção, interpretada por Bill Medley e Jennifer Warnes é o clímax da produção, numa cena empolgante.






FLASHDANCE - O diretor Adrian Lyne costuma ser reconhecido por seu estilo superficial, e ainda assim arrasta multidões aos cinemas. Com FlashDance não foi diferente. A história (??) nem é o que chama a atenção e, com certeza, também não é a interpretação dos atores. Mas a trilha é excelente. A música tema de Irene Cara e Keith Forsey ganhou o Oscar , o Grammy e o Globo de Ouro de melhor canção. Algo raro.






OS EMBALOS DE SÁBADO À NOITE - Um furacão apareceu nos anos 70 e tinha nome: Tony Manero. O personagem de John Travolta era o símbolo máximo da discoteque, ritmo vigente à época. O filme, em si, já seria um campeão de bilheteria, apenas pela exploração do universo disco; mas contava com uma trilha impecável dos Bee Gees, que fizeram da produção um cult-movie. A canção que chama mais a atenção (e que abre a película) é a que tornou o grupo australiano um fenômeno de vendagens ao redor do mundo.





DE VOLTA PARA O FUTURO - Uma trilogia de sucesso dos anos 80, De volta... se tornou um dos melhores filmes de ficção dos últimos anos. Tudo funciona na produção: a direção impecável de Robert Zemeckis, o elenco fantástico, perfeitamente adequado aos papéis, um roteiro muito criativo e com uma trilha que não fica atrás, com destaque para a canção principal do grupo Huey Lewis and the News.






ROCKY 3 - A música do grupo, até então desconhecido, Survivor fez história e chegou a ser indicada ao Oscar em 1983. Stallone escolhia a dedo a trilha de seus filmes, o que, apesar de sua limitação como ator e roteirista, sempre se mostrou acertada, visto que suas produções sempre tiveram altas vendagens de discos. A música é, até hoje, um clássico do rock.





OS GOONIES - Uma divertida aventura que foi exibida à exaustão na famosa "Sessão da Tarde". O grupo de jovens a procura do tesouro e os perigos que enfrentavam foi um sucesso nas bilheterias. E contava com a canção-tema de Cindy Lauper, no auge da carreira.






GREASE - Um filme contagiante, com um elenco afinadíssimo só podia se tornar o sucesso que virou. Pra ajudar, a trilha do musical é irresistível. John e Olivia interpretam as canções. Ela, uma cantora talentosíssima; ele se mostra um agradável surpresa. O típico filme para assistir várias vezes.






MAD MAX 3 - Se a segunda continuação não era lá essas coisas, com Mel Gibson repetindo, sem muito brilho, o personagem que o consagrou no início dos anos 80, a canção de Tina Turner foi um sucesso instantâneo. Bela letra e uma interpretação vigorosa, como sempre fazia a grande Tina.






OO7 NA MIRA DOS ASSASSINOS - Duran Duran estava no auge, assim como a cinessérie do agente do MI6, James Bond. Os filmes são conhecidos por cenas de ação intermitentes, belas mulheres (as "Bond Girls") e por trilhas sonoras de destaque, vez ou outra indicada ao Oscar. A música tema desta vez foi destaque nas paradas entre 1985/86, deixando a banda britânica no topo das paradas por longas semanas.






CANTANDO NA CHUVA - CLÁSSICA! ÉPICA! INCOMPARÁVEL, ATÉ HOJE!





Acompanhe também:

O ILUMINADO – Livro, Filme e Seriado




2 comentários:

  1. Dirty Dance é inesquecível com certeza!
    Nem mesmo consigo ficar parada com a música ><

    http://umpouco-demundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ina. A música do filme ( a trilha, como um todo) é contagiante. Não poderia ficar de fora da lista. Um abraço

      Excluir