domingo, 8 de setembro de 2013

A VIDA DE JIM MORRISON (THE DOORS)





James Douglas Morrison nasceu no dia 8 de dezembro de 1943 na cidade de Melbourne, Florida - EUA. Sagitariano, ele era poeta de corpo e alma. Seus amigos mais íntimos eram os outros membros da banda, sua namorada Pam e aqueles que o acompanharam desde o começo de sua carreira. 

Antes de ser um músico, Morrison era um poeta, muitas vezes incompreendido. Sua sinceridade, seu jeito de expor a mais dura realidade sobre a humanidade em suas poesias conquistaram grande multidão, mas também afastavam aqueles que não compreendiam suas atitudes. Sua escrita virou porta-voz de um movimento, de uma alternativa ao status-quo social, na sua "in your face poetry" (poesia na cara). 







Do seu filósofo favorito, Friedrich Nietzsche, Morrison tirou alívio e incentivo para dizer "sim para a vida". Ele não era mais um suicida do rock, como muitos acreditam, mas escolheu intensidade ao invés de duração. Tornou-se o que Nietzsche definia como "aquele que não nega, que não diz não, que se atreve a se criar". 

Uma outra citação do filósofo influenciou a vida do músico: "Dizer sim à vida até diante de seus problemas, mais estranhos e difíceis; o desejo de viver acima de exaustão mesmo diante dos maiores sacrifícios - isso é o que chamo de Dionísio, o que entendo como a passagem para a psicologia do poeta trágico. Não para se dispor do trágico e da compaixão, mas para transformar-se na alegria eterna de transformação, acima de qualquer terror ou piedade". Foi justamente a sede insaciável de Morrison que o matou e não a vontade de morrer. 







Van Gogh, Rimbaud, Baudelaire, Poe, Blake, Artaud, Nijinsky, Byron, Dylan Thomas, Brendan Behan, Jack Kerouac, aqueles que sentiam a vida muito intensamente apara agüentar vivê-la. Os loucos, intragáveis, perdidos, indomáveis, os artistas resistentes e cabeças-duras, insistentes em serem fiéis a sua natureza a qualquer preço - essa era a linha com a qual Morrison se identificava. Ser um poeta significava muito mais que escrever, pintar ou cantar; significava ter uma visão e a coragem para realizá-lo, independente de quaisquer posições. 

Quando perguntado por uma revista pop como se preparava para o estrelismo, Morrison respondeu: "Parei de cortar o cabelo". O que ele não disse foi que também havia se entregado às drogas. Como tantos outros (Jimmy Hendrix e Janis Joplin, faleceram um ano antes de Jim Morrison, também com 27 anos de idade), o cantor usava as drogas para abrir a mente, expandir a consciência, a imaginação, para ‘ter acesso’ a um mundo de outra forma fechado. 








O interesse de Jim Morrison pelo desconhecido é bem documentado em suas poesias e escrituras. "Há coisas que sabemos; e há coisas desconhecidas, e entre elas, existem as portas (the doors)", dizia. Apesar dessa frase ser, freqüentemente, atribuída ao poeta William Blake, eram as palavras de Morrison. Seu compromisso em desvendar o desconhecido desde do início de sua carreira foi justamente o que acabou por terminar com o homem e com a banda. 

Ele se recusava a comprometer sua arte. Este foi o seu bem e também o seu mal, ir até o fim dessa busca ou morrer tentando: tudo ou nada. E justamente por ele não industrializar ou popularizar o que escrevia, não conseguia fingir desespero ou êxtase. O que fazia não era mero entretenimento nem simplesmente a realização de movimentos já condicionados; ele era brilhante e desesperado, motivado pela necessidade de "testar os limites da realidade", sondar o sagrado e explorar o profano. 








E isso o deixou louco para criar, para ser real. Essas mesmas qualidades o fizeram volátil, perigoso e o deixaram num conflito perverso consigo mesmo. Procurava consolo e alívio nas mesmas substâncias que inicialmente o inspiraram e o fizeram criar: as drogas. 

As teorias do teatrólogo surrealista francês, Antonin Artaud, a respeito do confronto (discutidas no livro "O teatro e seu duplo") tiveram influência marcante em Morrison e também no grupo como um todo. Em uma das passagens mais fortes do livro, Artaud faz um paralelo entre a peste bubônica e a ação teatral, afirmando que o teatro tem que conseguir afetar a catarse no espectador da mesma forma que a peste bubônica purificou a humanidade. A meta? "Que eles (espectadores) fiquem apavorados e acordem. Quero acordá-los. Eles não entenderam que já estão mortos", dizia o músico. 





Leia também:

Os 20 Anos de Arquivo X








5 comentários:

  1. Sempre fui ligado na obra de Morrison. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Fala amigão! quanto tempo! fico feliz que tenha voltado a publicas suas noticias aqui...e já começou muito bem, com esse cara que eu gosto muito...
    “Quando as portas da percepção se abrirem, veremos tudo como realmente é na verdade… Infinito.”
    Essa frase dita por ele, realmente me deu muito o que pensar..ele e os outros roqueiros hippies da década de 70 e 60 tinham um quê meio isotérico, meio oriental e mistico ( sim usavam alguns instrumentos e o jeito de tocar da música "the end" denunciam muito, essa música, que eu rasgo uma ceda tremenda, parece com os acordes indianos que tentar te levar a uma outra realidade...aos recôncavos obscuros da mente...
    abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Marcão, pois é o grande Morrison dispensa palavras. Ele era a essência do The Doors e ficou na história do rock, até hoje. Um grande abraço meu amigo

      Excluir