terça-feira, 3 de junho de 2014

Músicas Deprês...







Música é algo inspirador. Mas, dependendo da composição nos leva a reflexão profunda. Alguns compositores conseguiram mexer com o íntimo dos ouvintes, de tal maneira, que suas canções provocaram reações exacerbadas. Muitos ficam pra baixo, deprê ao ouvir certas músicas. Mas, grosso modo, serve para uma auto-avaliação de nossas vidas. Eis algumas:




Uma música da Hungria, chamada “Gloomy Sunday”, algo como “Domingo Sombrio”, foi tida como responsável por uma série de suicídios em várias partes do mundo.

A canção acabou ficando conhecida como “música húngara suicida” pelo fato de estar relacionada a pelo menos 100 casos de suicídio, incluindo o do próprio compositor, Rezso Seress.








Um homem despedaçado pelo amor. Masayoshi Yamasaki é um ser humano com a alma devastada por uma tristeza imensamente profunda, tão cheia de sentimentos e tão cheia de expressão. A música "One more time, one more chance" é o espelho onde ele consegue, de forma brilhante, refletir todos estes sentimentos tão intensos que são revividos profundamente a cada vez que a canta. Ela também é encerramento do anime Byousoku 5 (5 centímetros por segundo).

Os artistas japoneses são muito reservados e nunca se soube de fato o que deu origem a esta melodia tão marcante. Masayoshi Yamasaki tinha apenas 25 anos quando gravou este clipe. Atualmente com 38 anos ele continua a cantar esta música que é seu primeiro e grande sucesso.







Toca na ferida ao falar sobre doença e suas consequências, tanto para quem a sofre, quanto para os familiares.







Ninguém daria nada para uma música que começa com um som que lembra o de uma panela de pressão. Mas THE ETERNAL, composição de Ian Curtis, líder do Joy Division é uma das músicas mais tristes já compostas. Parece narrar alguém que já não está mais entre nós, acompanhando a própria cerimônia fúnebre.






Se há uma banda que encarnou a melancolia, The Cure é o nome. Desde o início que se percebia acordes ou letras profundas, reflexivas. Mas a que mais mais incite ao lado sombrio e triste de Robert Smith, essa canção é uma das principais.







 Morrissey nesta canção fala de sua sensação de pertencer a lugar algum, de querer se perder no mundo e de suicidio: "E se um ônibus de dois andares / Colidisse contra nós / Morrer ao seu lado / Que jeito divino de morrer / E se um caminhão de dez toneladas / Matasse a nós dois / Morrer ao seu lado / Bem, o prazer e o privilégio seriam meus..."






Morrisson era um inconformista. Retratava as coisas que o incomodavam de maneira poética. Em THE END, por meio de metáforas, ele exteriora seus sentimentos quanto ao mundo que o cercava, a relação turbulenta com a família e sua eterna inquietude. O resultado é um dos maiores clássicos do rock em todos os tempos.






É sabido que o disco The Wall, do Pink Floyd, é a biografia de Roger Waters. O Álbum duplo termina sugestivamente, com GOODBYE CRUEL WORLD, a carta suicídio que ele escreveu. Mas, foi atendido às pressas, e a overdose foi superada a tempo.







2 comentários:

  1. Realmente Marcelo, já ouvi todas, mas depende também como se ouve, tudo uma questão de interpretação. Os fanáticos que levam tudo ao pé da letra e como você citou Gloomy Sunday, que levou a uma onda de suicídios, já deveriam ser pré suicidas, e usaram a musica como pretexto.
    Adoro música, mas não ao ponto de cometer barbáries em nome dela, a composição é um estado de espírito do autor, não um convite a loucura.
    Abraço amigão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Aurélio, td bem? Verdade, algumas pessoas são tremendamente exageradas em algumas reações. mas pode-se dizer que a culpa NUNCA é da música. É do momento emocional das pessoas. Músicas são meio para um fim. Grande abraço, parceiro

      Excluir