segunda-feira, 8 de setembro de 2014

BANDAS QUE POUCA GENTE CONHECE, MAS DEVERIA





Com exceção dos roqueiros de carteirinha, nem todos estão acostumados a nomes de bandas de rock and roll que não sejam as mesmas de sempre: LED ZEPPELIN, BLACK SABBATH, AC DC e BEATLES.


Pena, porque o mundo do rock não se resume a estes gigantes. Há uma gama variada de bandas, de cantores e cantoras que ajudaram a proliferar o gênero que é, de longe, o mais marcante e significativo do século XX.



Se por um lado houve Elvis Presley e Rolling Stones, também tivemos “ilustres desconhecidos” que nem todos conhecessem, mas, com certeza, deveriam.




Eis alguns:





BUFFALO SPRINGFIELD - Mais conhecida como a banda que projetou o talentoso NEIL YOUNG. O grupo, além de YOUNG, tinha Stephen Stills, Richie Furay e Jim Messina. Após sua formação, em abril de 1966, uma série de interrupções devido a pressões do mundo de negócio musical e brigas internas, deu como resultado trocas contínuas na formação da banda, e finalmente culminou na dissolução da banda depois de apenas 25 meses juntos e com apenas 3 discos lançados.







VANILLA FUDGE - Com apenas 5 discos lançados (o resto foi apenas retorno à carreira), o grupo de rock psicodélico americano era composto de Tim Bogert (baixo), Carmine Appice (bateria), Mark Stein (teclados) e Vince Martell (guitarra). Admiradores dos Beatles, fizeram alguns 'covers' da banda, como TICKET TO RIDE.
O maior sucesso foi "Some Velvet Morning", e se tornou um hino da psicodelia,











IRON BUTTERFLY - surgiu no cenário musical do final da década de 1960, chamado Hard Rock ou Acid Rock e ficou caracterizada pelos solos de guitarra, baixo marcante, bateria pesada e teclados que mesclava rock com música sacra. Em 68 assinam contrato com a ATCO e participa de uma turnê com The Doors, Jefferson Airplane, The Grateful, Traffic, The Who e Cream. Lançam o primeiro LP, "Heavy". Logo após Jerry Penrod, Darry DeLoach e Danny Weis deixaram o grupo e foram substituídos pelo guitarrista Erick Brann, de apenas 17 anos e pelo baixista Lee Dorman, ficando apenas o tecladista, vocalista e líder da banda Doug Ingle e o baterista Ron Bushy da formação original. Ainda em 1968, o Iron Butterfly grava o "In-A-Gadda-Da-Vida", a música homônima tem duração de 17:05 minutos e se tornou o hino dos jovens americanos da época. O terceiro LP gravado pelo grupo, "Ball", recebeu o Disco de Ouro. No mesmo ano é lançado "Iron Butterfly Live", último álbum com Erick Brann - em seu lugar entraram Mike Pinera e Larry "Rhino" Reinhardt. Em 1970 é gravado "Metamorphosis", já com a nova formação. Em 1971, ano que marca a separação do grupo, é lançado "Best of Iron Butterfly - Evolution". Em meados dos anos 1970, Erick Brann e Ron Bushy, se encontram novamente e gravam os discos "Sun and Steel" e "Schorching Beuty"







FASTWAY - é uma banda de rock formada em 1983 pelo ex-guitarrista do Motörhead 'Fast' Eddie Clarke com o baixista Pete Way (UFO, Waysted) que deixa a banda antes mesmo das gravações do primeiro álbum.










THEM - foi uma banda formada em Belfast em abril de 1964. É mais conhecida pelo hit "Gloria" e por ser o início da carreira do cantor Van Morrison.1 O grupo foi comercializado no EUA como parte da Invasão Britânica.2

A banda passou por diversas formações ao longo de sua carreira, sendo formada originalmente por Van Morrison nos vocais, Billy Harrison na guitarra, Eric Wrixon no piano e teclados, Alan Henderson no baixo e Ronnie Millings na bateria.







THE SPENCER DAVIS GROUP - foi uma banda de rock formada em 1963 em Birmingham, Inglaterra, por Spencer Davis (guitarra), Steve Winwood (órgão e vocais), Muff Winwood (baixo) e Peter York (bateria).
Foi mais conhecida por seus sucessos "Keep On Running" (primeira colocação entre os mais vendidos no Reino Unido), "Gimme Some Lovin'" e "I'm a Man".

Depois de várias mudanças na formação, o grupo separou-se em 1969.











DEREK AND THE DOMINOS - foi uma banda de blues-rock formada na primavera de 1970 pelo guitarrista e vocalista Eric Clapton com o baixista Carl Radle, o pianista Bobby Whitlock e o baterista Jim Gordon, que haviam tocado com ele no grupo Delaney, Bonnie & Friends.

A banda lançou apenas um álbum de estúdio, Layla and Other Assorted Love Songs, com contribuições significativas do guitarrista convidado Duane Allman, do The Allman Brothers Band.

Foi a forma mais criativa que Clapton encontrou para ter sossego em sua carreira, que naquele momento estava fervilhando. Ele encarou como férias. E aparentemente deu certo.









NORMAN GREENBAUM - é mais conhecido por sua canção "Spirit in the Sky", cujo compacto simples vendeu duas milhões de cópias entre 1969 e 1970. A canção, uma combinação do som pesado de guitarra, batida de mãos e letras espirituais, foi um one hit wonder. Desde então, foi utilizada em vários filmes, comerciais e programas de televisão.

Em 1967, fez sucesso com a canção "The Eggplant That Ate Chicago", da banda Dr. West's Medicine Show and Junk Band, da qual fez parte de 1966 a 1968. Assim sendo, é um dos poucos artistas com mais de um one hit wonder. Após o sucesso de "Spirit in the Sky", teve um sucesso menor com a canção "Canned Ham", que atingiu a 26ª posição na lista dos compactos mais vendidos do Canadá e a 46ª posição na Billboard Hot 100. Em 1971, a canção "California Earthquake" foi sua última a entrar na Hot 100, na 93ª posição. Entre 1973 e 1974, Greenbaum interpretou com a banda Crossfire, que tinha Mitchell Froom e Gary Pihl como membros.

O grupo Doctor and the Medics conseguiu seu próprio one hit wonder com a versão que lançou de "Spirit in the Sky" em 1986. Em 2003, uma versão gravada por Gareth Gates e pelos integrantes do programa de televisão britânico The Kumars atingiu a 1ª posição na UK Singles Chart.

Greenbaum vive atualmente em Santa Rosa, Califórnia. Ele não se apresenta mais em público e sobrevive dos royalties de suas canções.








NEKTAR  -é uma banda britânica de rock progressivo e rock psicodélico formada em 1969. é comumente confundida com um grupo alemão e incluída no movimento Krautrock.
Por volta de 1965, o baixista Derek “Mo” Moore e o baterista Ron Howden, ambos ingleses, estavam tocando na Alemanha. Ali mesmo, um ano depois, encontraram o tecladista escocês Alan “Taff” Freeman. Formaram o trio Prophesy e continuaram excursionando pela Alemanha. No Star Club, em Hamburgo, conheceram o guitarrista inglês Roye Albrighton. O trio já ouvira falar de Roye. Quando ele surgiu, logo trataram de contratá-lo. Voltaram para Londres e mudaram o nome do grupo para Nektar (outro nome cotado era Poleen). Mas não permaneceram na Inglaterra por muito tempo. Voltaram para Hamburgo e reencontraram um amigo, Mick Brockett, que fazia a iluminação e as montagens de palco para o Prophesy. Brockett se tornou rapidamente o quinto elemento do Nektar. No verão de 1971, o Nektar gravou seu primeiro disco, Journey to the Centre of the Eye, para a etiqueta alemã Belaphon. O tema do álbum girava em torno de um astronauta que experimentara um contato do terceiro grau. Com o sucesso em terreno alemão, o grupo, obviamente, se estabeleceu em território germânico. Gravaram mais alguns discos até que, em setembro de 1974, debutaram nos Estados Unidos. A estréia em concerto coincidia com o lançamento do primeiro LP do Nektar naquele país, Remember the Future. A receptividade foi tão grande, que propiciou o lançamento de álbuns anteriores, além dos que eventualmente se seguiram.










STEVE MILLER BAND - é uma banda americana de rock formada em 1967 em San Francisco, Califórnia. A banda é liderada por Steve Miller na guitarra e vocal líder.


fonte - WIKIPEDIA e a mente deste blogueiro que vos fala.








Nenhum comentário:

Postar um comentário