domingo, 20 de julho de 2014

FILMES QUE MARCARAM OS ANOS 80 - parte 3








JE VOUS SALUE, MARIE – Obra menor, porém visceral de Jean Luc Goddard (ACOSSADO). Apesar da pouca bilheteira, a repercussão foi enorme, principalmente pelo barulho feito pelos radicais da Igreja Católica, que além de boicotarem, fizeram de tudo para outras pessoas não assistissem a película. No filme, uma versão moderna da saga de José e Maria, que dá a luz ao Messias.







O PRIMEIRO ANO DO RESTO DE NOSSAS VIDAS – Só pelo elenco já valeria a pena assistir ao filme de 1985. Nomes como Demi Moore, Emilio Estevez, Rob Lowe, Andie MacDowell, Andrew McCarthy, Judd Nelson, Ally Sheedy, Martin Balsam, Mare Winningham, Jamie Anders. Todos promissores na década de 80, aliados aos de Robert Downey Jr, James Spader e Molly Ringwald. Mostra a difícil transição para a fase adulta, com todas as suas responsabilidades e agruras.







OS FANTASMAS SE DIVERTEM – Michael Keaton e Tim Burton se deram bem em BATMAN (1989), mas foi nessa produção que a parceria de sucesso se iniciou. A hilária (à lá Burton) mudança de uma família novaiorquina para uma cidade interiorana, em uma casa mal assombrada. Winona Rider também é destaque.







COMANDO PARA MATAR – Arnold Schwarzenegger se consagrou na década de 80 e uma das razões foi essa produção maniqueísta –típica de Hollywood – onde ele deve salvar sua filha de bandidos estrangeiros. Ação e mortes de todas as formas são a tônica da película. Arnold deita e rola, com a cumplicidade do público, em um filme que gerou algumas imitações.







CURTINDO A VIDA ADOIDADO – Matthew Broderick ficou estigmatizado por esse pequeno clássico juvenil, realizado pelo Midas dos filmes jovens John Hughes, responsável por ESQUECERAM DE MIM e O CLUBE DOS CINCO. Talvez o mais reprisado da fatídica Sessão da Tarde, tem seu público cativo até hoje, sempre no aguardo de uma improvável continuação.







PORKY'S – Se a molecada do século XXI se familiarizou com as comédias eróticas com AMERICAN PIE, eles deveriam saber que o filão já era explorado em Porky's e até mais bem-sucedido. E talvez mais divertido. Filme realizado em 1982, que também gerou continuações e mais repetitivas. Tudo se resume a descoberta de adolescentes sobre sexo. A partir daí, apenas variações de um mesmo tema. Muitas piadas funcionam bem. Algumas, sendo apelativas e de mal gosto, não. Mas faturou muito nas bilheterias.







LA BAMBA – A saga de Ritchie Valenz, que criou as clássicas LA BAMBA e DONNA foi assistida por milhões de pessoas ao redor do mundo. Apesar de uma produção capenga e atores de pouca expressão, o filme consegue cumprir o que promete. Mas a trilha é o verdadeiro destaque. Embalou um montão de gente em 1987, e continua até hoje.







UM PRÍNCIPE EM NOVA IORQUE – Eddie Murphy era uma fonte inesgotável de renda para os produtores na década de 80. Talvez esse seja um dos últimos rentáveis dele, que depois caiu numa espiral de filmes fracos e desnecessários, que quase acabaram com sua carreira – apenas a refilmagem de O PROFESSOR ALOPRADO é que o redimiu. Todo elenco está bem e a direção de John Landis (UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES) dita o ritmo. Outro que passou inúmeras vezes nas tardes da Globo.







E.T., O EXTRATERRESTRE – Steven Spileberg acertou em cheio nos corações dos espectadores pelo mundo inteiro ao contar a estória de um alienígena que foi esquecido por seus amigos na Terra e luta, ao lado de crianças que o acolheram, para entrar em contato com seu planeta de origem e voltar para casa. Tudo é feito para encantar. Os atores mirins dão um show à parte. A trilha e a direção segura de Spielberg também se destacam. Apesar de meio piegas no fim, um programão.







GREMLINS – Filme de monstros existem aos montes, mas o filme Gremlins sobra. Desde o início, em tom de fábula, até a segunda metade quando parte para o terrir (mistura de terror com comédia), a produção se sobressai pelo jeito sarcástico dos bichinhos. Inclusive nas guerras particulares com os humanos. Uma ótima opção de filme, para os que ainda não tiveram a sorte de assistir. Gerou uma continuação inferior.






Acompanhe também:

FILMES QUE MARCARAM OS ANOS 80 - PARTE 2








Nenhum comentário:

Postar um comentário