quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Os Vilões dos Quadrinhos - Parte 1




O que seriam dos heróis senão fossem suas nêmesis? O que, afinal, tornam os personagens super-heróis? Os vilões e suas sandices, seus desvios de caráter.

Há os que operem em maior ou menor nível de sua 'vilanice'. Há os que estão nessa por poder e dinheiro; há os que apenas desprezem a vida humana, sacrificando até pessoas próximas para conseguir seus torpes objetivos. Na pior escala, pode-se colocar gente como Norman Osborn e o Coringa. 

Osborn jogou o próprio filho aos leões para ser quem era, para chegar a um patamar de poder e ambição sem limites. Sua obsessão sacrificou Harry Osborn. Coringa por sua vez, elimina obstáculos sem pensar nas consequências. Aleijar a BatGirl, assassinar Robin, e outras ações degeneradas mostram a extensão de sua loucura. Citei apenas estes dois para mostrar que, aos poucos, os heróis tiveram que se adaptar ao abismo de loucura criado por seus arqui-inimigos. Com o tempo, apenas brigar e prender já não era suficiente. Havia a necessidade de superar a guerra psicológica criada pelos inimigos. Cair na água, mas sem se molhar.

Desde os que operam no submundo até os que almejam conquistar o Universo, vilões são a essência dos quadrinhos. Sem eles, não há necessidade de heroísmo, de lutar por dias melhores. Fazem dos personagens que encarnam os super-heróis, seres humanos melhores, já que lutam dia a dia para não sucumbir ao lado negro da força. 

Eis alguns que alegram a vida dos leitores das principais editoras de quadrinhos, a Marvel e a DC:






Coringa - é um dos maiores vilões dos quadrinhos da editora norte-americana DC Comics, arqui-inimigo de Batman e Robin, aparecendo pela primeira vez na revista Batman #1 (1940).

O Coringa foi desenhado por Bob Kane a partir de uma carta de baralho trazida pelo Arte-finalista Jerry Robinson e uma foto de Conrad Veidt no filme "The Man Who Laughs" (1928) trazida pelo roteirista Bill Finger. A partir disso, Kane e Finger desenvolveram o personagem .



Ele é um psicótico (doenças mentais) com uma aparência similar a um palhaço ou a de um curinga das cartas de baralho, de cabelos verdes, pele branca e boca vermelha sempre sorridente, que constantemente desafia o Homem-Morcego lhe provocando grandes traumas como deixar paralítica a Batgirl Barbara Gordon e matar o Robin Jason Todd, além da esposa do Comissário Gordon.

É um dos personagens mais famosos dos quadrinhos. São raros os vilões que conseguem popularidade como ele, sendo considerado por muitos como o mais célebre vilão das histórias em quadrinhos.






Loki - é um personagem de história em quadrinhos , um supervilão da Marvel Comics baseado em Loki da mitologia nórdica. Ele fez sua primeira aparição oficial na Marvel em Journey into Mystery (vol.1) nº85 (Outubro de 1962).

Loki na verdade é mal compreendido, ele sempre acreditou que Odin o adotara para que fosse enaltecida a grandeza de Thor, Loki ficou desgostoso com sua condição submissa em relação a aqueles que lhe tiraram sua condição de herdeiro de Laufey, rei dos gigantes de gelo. Toda a sua luta é para mostrar a todos que ele tem valores, ainda que distorcidos. Criado por Stan Lee, Jack Kirby e Larry Lieber.






Dr Destino - é o alter-ego de Victor von Doom, um super-vilão das histórias em quadrinhos da Marvel. Foi criado por Stan Lee e Jack Kirby e sua primeira aparição foi na revista Fantastic Four nº5.

Destino é considerado o arqui-inimigo do Quarteto Fantástico, mas enfrenta constantemente outros heróis, como os Vingadores e o Homem-Aranha. Foi inclusive um dos primeiros super-vilões a aparecer na revista do Homem-Aranha. O Doutor Destino é um vilão arquetípico e muitas de suas características vem sendo repetidas em outros personagens. Apesar de seus avançados conhecimentos científicos e de usar o título de Doutor, Doom não possui este nível de graduação acadêmica, já que foi expulso da Empire States antes de completar seu curso. Sugeriu-se numa história que Destino tenha se concedido um doutorado honorário de uma universidade da Latvéria.
 Mais uma criação da dupla Lee/Kirby.






Duende Verde - alter ego psicótico de Norman Osborn, é um dos principais inimigos do Homem-Aranha (para muitos o maior) e por consequência um dos principais vilões do universo Marvel.

O Duende Verde original é a manifestação da insanidade gerada pela indução de substâncias químicas (soro mutágênico) no cientista Norman Osborn, dono da Oscorp.

Nenhum vilão fez tanto quanto o alter-ego de Norman Osborn para arruinar o Escalador de Paredes. Ele descobriu a identidade do Homem-Aranha e apesar de não se lembrar sempre dela em função de suas periódicas voltas à sanidade, ao novamente sucumbir à loucura ele sempre usava a estratégia de atacar Peter Parker aterrorizando seus amigos e amores, sendo responsável direto pelo assassinato da namorada de Parker, Gwen Stacy.

Fala-se Duende Verde original, pois existiram outros que sucederam o Norman, surgidos depois que ele foi dado como morto. Seu filho Harry, o psiquiatra do filho e até uma versão dos anos 80, Duende Macabro.Só retornaria muito tempo depois. A maioria das pessoas que usou esse nome entrou em contato com um soro mutagênico em algum momento de suas vidas. O soro concede força, agilidade e resistência (o suficiente para resistir a disparos de armas de médio calibre), mas acaba perturbando a mente do infectado em maior ou menor grau.






Rei do Crime -  Wilson Fisk, é um personagem fictício, um super vilão do universo da Marvel Comics. Ele é um dos chefões do crime mais temido e poderoso do Universo Marvel. O personagem é um grande adversário do Demolidor, do Justiceiro e do Homem-Aranha. Segundo a lista dos "100 maiores vilões dos quadrinhos de todos os tempos” do site IGN, o Rei do Crime está na décima posição.

Criado pelo escritor Stan Lee e o desenhista John Romita Sr. Segundo a idéia original de Lee, o Rei do Crime seria um tipo de chefão mafioso, mas a caracterização artística dada por Romita,que baseou a aparência física no ator Sydney Greenstreet, que não lembrava a descendência italiana, levou a que ele mudasse a personagem para um tipo de empresário americano inescrupuloso.




Sua primeira aparição foi em The Amazing Spider-Man #50 (Julho de 1967), aparecendo como um inimigo do Homem-Aranha, mas eventualmente se tornou arquiinimigo do Demolidor.Atualmente ele continua a ser um adversário recorrente, tanto ao Homem-Aranha quanto ao Demolidor, e sempre um importante suspeito para o Justiceiro.







Venom - é o nome dado a diversas personagens do Universo Marvel. O nome refere-se a todos (exceto o Homem-Aranha) os hospedeiros do simbionte alienígena que foi trazido à Terra pelo herói aracnídeo.

Peter Parker encontrou a "nova roupa" durante as Guerras Secretas e depois a trouxe para Terra. Peter gostou de seu novo uniforme, mas ele percebeu que, ao usá-lo, estava se transformando numa pessoa ruim, além de ter que estar sempre em ação. Ao descobrir que se tratava de um simbionte alienígena, que se alimentava de sua energia vital para sobreviver, o Homem-Aranha decidiu se livrar do "uniforme".

"Eddie Brock:" O Venom original. Era um jornalista fracassado, que, nas horas vagas, dedicava-se intensamente à musculação. Um dia, ao confessar suas mágoas, fundiu-se ao simbionte alienígena (escondido no laboratório onde Eddie trabalhava), e tornou-se o psicótico Venom, um dos poucos vilões que sabia a identidade secreta do Homem-Aranha. Por anos, perseguiu o herói, quase matando-o em algumas oportunidades. Por fim, acabou abandonado pelo simbionte, devido ao câncer que desenvolveu. Apesar de ter sido um paciente terminal da doença, resquícios do simbionte alienígena sofreram mutação e curaram o câncer, além de transformar Eddie no Anti-venom, inimigo do Venom atual.






Chacal -  é um personagem de histórias em quadrinhos, inimigo do Homem-Aranha e do Justiceiro. Criado por Gerry Conway e Ross Andru, ele era um professor de biologia de Peter Parker.

Warren era apaixonado por uma de suas alunas, Gwen Stacy. A sua morte (nas mãos do Duende Verde) o enlouqueceu. E descobrir a identidade do Homem Aranha (Peter Parker, seu próprio aluno) só piorou as coisas, afinal, em sua mente doentia, a culpa da morte dela era do Cabeça de Teia. A tristeza se transformou em ódio, e o ódio em obsessão. Seu alvo: o Aracnídeo.

De acordo com suas próprias experiências, o professor então chamado de Miles Warren acabou criando um vírus chamado de Vírus Carniça. Infectou com ele um clone seu que chamou de Chacal. Em sua primeira aparição o Chacal tentou manipular o Justiceiro (também em sua primeira história) para fazer com que ele matasse o Homem-Aranha. O Chacal culpava o Aranha pela morte de Gwen Stacy, aluna por quem era apaixonado.

Em seu próprio ataque ao Aracnídeo, o professor Warrem supostamente morreu, mas clones seus sobreviveram durante um tempo e continuaram obcecados por Gwen Stacy, tentando cloná-la por diversas vezes. O Chacal também já fez vários clones de Peter Parker, sendo os dois mais relevantes o herói Aranha Escarlate (Ben Reilly) e o vilão Kaine. O personagem ressurgiu na Saga do Clone, em 1996.

As ações do vilão deram origem ao ser chamado de Carniça, que a princípio foi apresentado como um clone deteriorado de Warren, mas que depois se descobriu tratar-se de outro estudante do professor, que havia sido infectado pelo Vírus Carniça. O vilão era super-poderoso, podendo matar com um mero toque de suas mãos, além de poder levitar.







Lex Luthor - é o arqui-inimigo do Superman, e como um supervilão de alto status, também entrou em conflito com o Batman e outros super-heróis do Universo DC. Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, o personagem apareceu pela primeira vez na Action Comics #23 (Abril de 1940). Luthor é um rico, louco e poderoso magnata de grande inteligência e incrível proeza tecnológica. Suas metas são tipicamente centradas em matar o Superman, o obstáculo mais importante para atingir os objetivos megalomaníacos do vilão. Apesar de usar periodicamente um exoesqueleto motorizado, ele tradicionalmente não tinha superpoderes ou uma identidade secreta.

Lex Luthor aparece tipicamente nas histórias em quadrinhos e outras mídias como um magnata careca com imensa riqueza e poder corporativo. No entanto, foi originalmente descrito como um cientista louco que, na veia de romances pulp, causa estragos no mundo com seu armamento futurista. O personagem foi mais tarde remodelado como um magnata e industrial. Em suas primeiras aparições, Luthor é mostrado com uma cabeça cheia de cabelos ruivos. Apesar disso, o personagem ficou mais tarde sem cabelos como o resultado do erro de um artista. Uma história de 1960, por Jerry Siegel, expandiu a origem e motivações de Luthor, revelando que ele era um amigo de infância de Superman, e que perdeu o cabelo quando um incêndio destruiu seu laboratório.

Após a série limitada Crise nas Infinitas Terras, de 1985, o personagem foi re-imaginado como um industrial maquiavélico e criminoso de colarinho branco, servindo mesmo que brevemente como presidente dos Estados Unidos. Nos últimos anos, vários autores reviveram a personalidade de cientista louco de Luthor da década de 1940. O personagem foi classificada em 4º na lista dos 100 Maiores Vilões de Histórias em Quadrinhos de Todos os Tempos da IGN7 e como o 8º maior vilão pela Wizard de sua lista dos 100 Maiores Vilões de Toda os Tempos








Duende Macabro - foi criado no vácuo deixado pelo Duende Verde original que, até então (meados dos anos 80) estava realmente morto. A forma como foi criado (Roger Stern) e a sutileza em nunca revelar a identidade (além de seu sadismo e obsessão para derrotar o aracnídeo) fizeram dele uma boa versão (por que não dizer cópia) do vilão Norman Osborn. O que atrapalhou foi a volta do Duende original (final da Saga do Clone, 1997), que deixou o Macabro meio sem função, já que ele foi criado para ser a versão do Osborn. Portanto dois iguais não se ajustam, daí a morte do personagem -- Roderick Kingsley.







Adão Negro - é um personagem fictício de histórias em quadrinhos atualmente pertencente à editora americana DC Comics. Originalmente parte da Fawcett Comics é um super-vilão, basicamente, a versão maligna do Capitão Marvel/Shazam, do qual figura como principal arquinimigo.

Criado pelo roteirista Otto Binder e pelo desenhista C. C. Beck em 1945, Adão foi um dos primeiros detentores dos poderes do Mago Shazam ainda na época do Antigo Egito, quando ainda era Teth-Adam, filho do faraó Ramsés II, com os quais deveria combater o mal e preservar a paz, assumindo a identidade de Adão Negro. Entretanto, Teth se deixou seduzir pelo poder, sendo, como castigo, exilado pelo Mago Shazam em outra dimensão. Só no Século XX d.C., quando o próprio Mago Shazam viu o caos que se instalara no mundo, dicidindo oferecer seus poderes ao jovem Billy Batson, para representar, assim como fora com Teth milênios atrás, o defensor da paz e da justiça, que este último conseguiu se libertar, voltando-se definitivamente contra o Mago Shazam e seu recente "pupilo", o Capitão Marvel, tornando-se, de longe, o principal inimigo do personagem, e da família Marvel como um todo, com o objetivo de saciar sua sede de vingança.









Nenhum comentário:

Postar um comentário